Orientação em BTT

btt2

Orientação
em BTT é um desporto de resistência que atrair cada vez mais os entusiastas da bicicleta de montanha. As características da orientação em BTT mais importante é a memória através do mapa da escolha da melhor opção entre os pontos.

A Manipulação de bicicleta e excelente capacidade de lidar com declives acentuados tanto para cima como para baixo é uma necessidade absoluta para um atleta de alto nível. Como uma salvaguarda ambiental, os concorrentes não podem, normalmente deixam caminhos e trilhos, embora possa, excepcionalmente, ser permitida em alguns países.



Regras de Conduta:
  1. Durante a execução de um percurso de Orientação em BTT, o praticante apenas poderá fazer uso da bússola como instrumento auxiliar de navegação.
  2. A circulação em bicicleta só é permitida nas estradas, caminhos e carreiros assinalados no mapa. Nestes locais, é igualmente permitida a deslocação a pé, desde que o praticante transporte consigo a bicicleta.
  3. Os praticantes só podem deslocar-se fora das estradas, caminhos e carreiros desde que transportem a bicicleta com as rodas no ar.
  4. É obrigatório ceder passagem, a pedido de um outro praticante, nos casos em que os caminhos ou carreiros não permitam a ultrapassagem em condições normais.
  5. É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante todo o percurso. O capacete terá que estar homologado nos termos ANSI, SNELL, CE95 ou GUV.
  6. O praticante pode transportar consigo todo o material de reparação que julgue necessário não sendo permitido receber assistência de outrem.
  7. O cartão de controlo do praticante terá que permanecer preso à bicicleta durante todo o percurso.
  8. Sem prejuízo do previsto noutros regulamentos da modalidade, o não cumprimento de qualquer uma das regras anteriores, implicará a desclassificação no percurso.

Fonte: Website GD4C e IOF